O home office está sendo uma solução cada vez mais popular na realidade empresarial, mas existem fatores a se considerar antes de você pensar em implantar este método de trabalho na sua empresa ou até mesmo construir o seu próprio escritório em casa. Confira:

Vantagens

 

 

Uma das principais vantagens

é ter mais liberdade profissional, ou seja, privacidade, assim como a redução de custos com transporte e alimentação e definição do seu próprio horário de trabalho , que auxiliará no autogerenciamento profissional, ocasionando mais foco e disciplina , principalmente para quem trabalha em casa.

Do ponto de vista empresarial, o home office é uma solução para economizar com empregados e encargos sociais, otimizar atividades e a criar facilidades, em relação a mudanças do ramo de atividade caso tenha algum problema.

Para a vida pessoal do empreendedor, a modalidade de trabalho home office possibilitará mais proximidade do profissional com a família e aumentar a sua qualidade de vida.

Desvantagens

Mesmo com todas essas vantagens, o home office também pode ser um problema na vida de alguns profissionais. Alguns exemplos são a falta de atualização profissional em processos gerenciais e um ambiente de trabalho “confinado”, tornando mais difícil a socialização.

Do ponto de vista empresarial, as principais desvantagens são a interferência de assuntos domésticos nos assuntos profissionais, preconceito no mercado formal e a dificuldade de obtenção de créditos.

Para a vida pessoal, o profissional que opta por trabalhar em casa pode lidar com alguns problemas como a indefinição de horários de trabalho e lazer, o excesso de carga de trabalho e uma tendência de isolamento social, para quem mora sozinho.