A Controladoria é um segmento da contabilidade, mas também pode ser definida como ramo da Adminstração, que tem como objetivo auxiliar os gestores da empresa no processo de planejamento e controle orçamentário e na organização de um plano financeiro estratégico e organizacional. A função do controller ou controlador é fornecer informações sobre desempenho, monitorar o processo de elaboração do orçamento, definir padrões, projetar resultados com foco no equilíbrio organizacional e previnir qualquer tipo de excesso, desperdício ou minimizar a possibilidade de possíveis fraudes, além de fortalecer os controles internos da organização.

Uma das vantagens da Controladoria é oferecer a administração segurança e consistências nas informações financeiras, o que permite aos administradores compreenderem melhor seus processos e torna possível o feedback das informações nos ambientes em que é implantada, permitindo assim o monitoramento e o controle do processo para a tomada de decisões.

O controlador é responsável em gerar informações que supram a necessidade  dos gestores. Através de análises sobre eventos passados comparados ao desempenho atual, ele consegue prevenir problemas eventuais e auxiliar a definir possíveis rumos da empresa. Além disso, ele é responsável por manter o foco nos planejamentos e  orçamentos traçados pela organização, com o que, desta forma, todos os membros, independente dos setores em que trabalham, são envolvidos.

Ao atuar sobre padrões de controle estabelecidos, a Controladoria ainda se mostra apta a sugerir  soluções para os problemas identificados e  os gestores conseguem ter as informações necessárias para tomar a decisão mais adequada.

Uma Controladoria bem desenvolvida contribui para a eficácia gerencial. Através do planejamento,  organização e  controle de  todos os riscos e custos, ela também contribui para o alcance das metas estabelecidas e assegura a continuidade do negócio da empresa.